Resolvi dar uma parada nos post’s sobre as perguntas e também deixar para depois um especial sobre o Retiro de Crianças, o qual foi muuuuuito abençoado :D, mas senti um dedo me apontando para o texto de Efésios 5:15-17:Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.”

É interessante ver o pessoal falando sobre a Vontade de Deus ou a Vontade Divina, mas primeiro quero deixar claro que tudo o que acontece nesse mundo tem a Permissão de Deus, mas nem tudo é da vontade dEle. Em Isaías 45:22 temos muito claro o que eu quero dizer com isso: “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro”. Simples né? Todo o cristão sabe que Deus quer que todos sejam salvos, mas não é isso o que acontece e nem o que o homem deseja. Continuemos.

Deus nos capacita para compreender que, através de todo o seu Amor incondicional, que nos criou de uma forma tão única e singela para adorá-lo, voltemos para Ele mesmo depois de ter a natureza caída no pecado. Mas a Sua justiça não permite que essa vontade seja cumprida, pois Ele respeita cada decisão tomada pelo coração humano.

O exemplo mais claro pra mim é a Revolta da Natureza. Há anos o homem vem destruindo ela tirando mais do que pode dar, subestimando o seu poder de destruição e criação. Vemos então nos jornais desastres, enchentes, chuvas ácidas, terremotos e outras tantas coisas e pensamos “Deus está nos castigando”. NÃO. Deus não está nos castigando! Apenas estamos fazendo a tal da colheita registrada em Gálatas 6:7 “… Pois o que o homem semear, isso também colherá”.

Mas eu nem agredi a natureza e fui atingido pela enchente”. Só pelo fato de tu teres bens de consumo (cama, casa, computador, etc..) tu já se torna um vilão em questão sendo um “fruto” do sistema todo, alimentando essa máquina de fazer ‘coisas’.

Cada um planta a maldade de alguma maneira, mostrando que todo o ato resulta em consequências. Essas consequências NÃO SÃO VONTADES DIVINAS, mas simplesmente consequências. É simples a matemática: O que você faz hoje, você verá o fruto amanhã. Talvez demore dias, meses ou anos, mas terá frutos que podemos considerar como Permissão de Deus.

A Vontade de Deus não é maligna

O arrebatamento de Elias foi Deus que providenciou; foi Deus que mandou o sol parar para Josué; Noé recebeu instruções de Deus para a Arca; o maná no deserto era provisão divina. Mas a destruição de Sodoma e Gomorra e a mulher de Ló virar uma estátua de sal foi consequência da desobediência dessas pessoas para com Deus. Ele apenas permitiu que isso acontecesse.

Podemos ver a Vontade de Deus nos Milagres e nos casos de convergências de situações ruins para boas, como uma mulher estuprada aonde o seu filho, fruto do estupro, é usado por Deus. A Vontade De Deus torna o ruim em bom; a peste em cura; a doença em saúde; a morte em vida. Nós é que complicamos tudo quando fazemos coisas erradas e que, quando vem a consequência, dizemos que é a Vontade de Deus.

Muitos também confundem o Ciclo Natural da Terra com Deus interferindo nas coisas. A morte de alguém próximo, uma pessoa bondosa, não pode ser considerada como vontade de Deus, mas sim o cumprimento de um ciclo da vida. E ainda mais quando ficamos pasmos quando algum cristão fervoroso morre em um assalto. “Mas por que ele meu Deus? POR QUE?” Porque se não fosse ele, seria outra pessoa, outro pecador.  Papa tem a natureza tão pecaminosa quanto Hitler. Se um ou outro morresse em um assalto, de ambos os lados teriam pessoas que sentiram a falta.

Desculpa mas essa é a real. Eu não sei o que é perder algum ente querido de uma forma trágica, mas não se pode culpar Deus por isso, muito menos dizer que era a vontade dEle.

Deus criou um mundo perfeito. Nada é sorte ou acaso. A partir da entrada do pecado tudo o que ocorre agora são consequências das nossas ações. Eu poder dormir e conseguir acordar de manhã não é um Milagre, mas sim uma lógica da vida criada por Deus.

Então cheguei a conclusão de que Deus é um cara muito incompreendido que escreve certo por linhas retas, tentando oferecer aos homens um óculos de leitura.

Fiquem na Paz!                Gustavo Woerner

 

Categorias: Reflexões

Comente pelo Facebook »

15 Comentários »

  1. Flávio dos Santos de Souza disse:

    Ola gustavo apaz do Senhor Jesus.Vou te dizer,cuidado como vc se expressa para falar de Deus,tenha mais temor!que expressão feia,a o cara,que falta de reverencia com a santidade de Deus!Deus é Deus e ponto final.Aonde esta escrito isso na biblia que ele é o cara?muito cuidade!Ele é Senhor dos exército.Como vc fala com um juiz,o cara! Duvido se não é vossa exelência sim ou não?pense nisso……..

  2. Olá Flávio!

    Desculpe a demora para responder! Bem, quanto a questão da santidade de Deus, em nenhum momento creio que ataquei a santidade dele ou até mesmo disse que ele não era Deus. Expressões como usei no texto de que “Deus é um cara muito incompreendido”, não creio que seja “falta de reverência”. Tanto que a própria Palavra diz que Deus é nosso pai, nosso Abba Pai.

    Deus é nosso Pai, nosso amigo, nosso irmão (por meio de Cristo) e nosso espírito (por meio do Espírito de Deus que habita em nós). Quem é próximo de Deus, cria intimidade com Ele. Me aproximei tanto dele que, além de vê-lo como um Grande Senhor dos Exércitos, para mim ele também é meu Pai, meu ombro amigo, meu porto seguro, O Cara pra mim!!

    Deus, Aba, Jesus, Emanuel, Santo Espírito, Vossa Excelência ou O Cara. não importa o jeito que tu chame ele se tu continuar achando que Deus só está aí para ser tratado como um juiz. Deus também é Advogado e amigo. como tu chamaria um amigo, de Vossa Eminência?

    Abraço, Excelentíssimo e Honorável Flávio dos Santos de Souza

  3. Ivan Chaves disse:

    é verdade o que vç disse meu caro amigo.tem coisa que sao permisao de Deus e tem coisa é vontade de Deus..por que será quando um jovem de hoje que pega uma motocicleta e anda com toda velocidade e por qualquer descuido se acidenta e morre .isso quer dizer que é permissao de Deus.mas nao sua vontade…pois ele só morreu cedo por causa da imprudencia no tránsito.é isso?mas quando o camarada é uma pessoa boa e prudente no transito,e essa pessoa é jovem e acaba por morrrer atropelado no transito.isso é o que?é permissao de Deus ou vontade de Deus?

    • Gustavo disse:

      Boa Tarde Ivan!

      Primeiro obrigado pelo comentário :D.
      Segundo creio que sim, nas duas situações EU creio que é permissão de Deus, mas não vontade. Nós não sabemos os planos que Deus para cada pessoa, e isso envolve família também. um caso que aconteceu aqui em Santa Catarina foi de um menino de 12 anos que morreu afogado em um retiro de adolescentes. Os pais dele não eram cristãos na época.
      Depois do incidente, os pais se converteram ao cristianismo e, até hoje, vem na igreja. a morte do menino pode ter servido para salvar os pais dele, mas não posso te dar certeza disso.
      Coisas acontecem. mortes ocorrem com qualquer um em qualquer lugar.

      Minha dica é que leia Jó e veja como Deus PERMITIU que ele sofresse nas mãos do diabo a fim de que comprovasse sua fé em Deus!

      Abraço!

      • João Ricardo De Souza disse:

        Prezados, o debate é interessante, é bem verdade que o homem natural não vai entender das coisas espirituais,no entanto,vontade e permissão se assemelham e é por demais temerário dizer que tal fato ocorreu porque era a vontade de Deus ou que ele tenha permitido.O mundo jaz no maligno, muitas coisas ruins e boas nos acontecem porque escolhemos mal os nossos dirigentes,quando afirmamos que Deus permitiu um ato horrendo estamos estamos chamando deus de permissivo e o permissivo pactua com coisas erradas. você permitiria um pedófilo cuidando das criancinhas na sua igreja? Penso que sua resposta foi não, agora imaginem Deus permitindo tal violência, irmãos se houvesse politicas sérias aquele marginal adolescente estaria em uma escola estudando, ou se não estivesse na escola teríamos uma polícia eficiente para coibir crimes.agora atribuir a Deus permissão ou vontade, em desgraças, catástrofes e outra mazelas,me desculpe mais é falta de entendimento. Obs. O fato de Jó, a vontade ou permissão de Deus é completamente diferente para as aplicações do nosso cotidiano, que Deus abençõe a todos.

        • João Ricardo De Souza disse:

          O adolescente que me refiro é aquele que estuprou a jovem dentro do ônibus, Já imaginou chegar para ela e dizer que aquele crime horrendo foi a vontade de deus ou que ele tenha permitido,repito foi a ausência do estado e digo mais, coisas ainda mais terríveis irão acontecer,porque ainda continuamos escolhendo mal os nossos governantes e depois queremos responsabilizar Deus.
          QUE O ETERNO CONTINUE TENDO MISERICÓRDIA DE NÓS.

      • carol disse:

        Uma coisa é certa sobre o Plano de Deus. È igual no seguinte ponto: todos tornarem-se evangélicos, isso é o que Deus tem como plano da vida de todos

  4. carol disse:

    Cuidado,povo. Ele é vingativo

  5. carol disse:

    Deus é sim, muito vingativo e se o povo ficar questionando suas vontades e suas permissões Ele pode irar-se.Eu não tenho medo do Diabo, mas de Deus eu tenho e muito

  6. Cácio disse:

    Gustavo, show de bola esse artigo. Que Deus te abençõe muito mais!!!

  7. Maria Fgv disse:

    Concordo com com a lei da semeadura e na permissão de Deus em alguns caso…
    vou dar um testemunho de permissão de Deus: Perdi meu filho de 19 anos num acidente de moto parado numa esquina pra virar e entrar na rua da igreja: uma perua o derrubou, e veio um o nibus e passou por cima…Detalhe ele não plantou isso…meu filho cresceu na igreja e estava indo pro culto… (tem escrito no boletim de ocorrência que tinha uma bíblia preta do lado)
    Fiquei arrasada dor pior não pode existir… sobrevivi pq tinha um marido acamado sequelado de avc e precisava dos meus cuidados… mas com tudo isso em momento nenhum pensei que Deus fosse mal, tinha vontade de morrer pq fiquei deprimida… Mas sempre creditei que Deus é o senhor…
    Tenho mais dois filhos que me da amor… e a vida continua…

  8. leandra disse:

    O artigo e interessante nos faz pensar. Mas Deus permite que tenhamos o livre arbriteo para tomar decisoes em nossas vida isso e permissao no qual gera conseguencias boas ou ruins que seria a lei da semeaduda plantamos o bem colhemos boas coisas e para o mal tambem. Agora quando deixamos que seja feita a vontade de Deus guardamos nossas annsiedades e deixamos Deus trabalhar pela fe. Deus nao e vingativo e insensato dizer isso. Deus e amor mas ele tb e justica. Temos que ter temor a Deus. Se precisarem ou quiserem mando os textos biblico

    • adriana disse:

      porque o namoro tem que se permisao de deus

      • Leandra disse:

        O namoro no que entendo e aprendi não é permissão de Deus, não conheço nenhum texto bíblico. As pessoas se permitem a namorar mas que o namoro seja conforme a vontade de Deus, vigiando orando para que o casal siga os mandamentos e não peque Deus nos ensina mediante a bíblia mas nos dá o livre Arbítrio para fazer o que quisermos então o livre arbítrio é a permissão e a vontade são ensinamentos bíblicos. A vontade de Deus é que o namora seja conforme seus mandamento.

  9. MIRIAM disse:

    DEUS É DEUS DE VIDA E NÃO DE MORTE… O ÚNICO PRAZER QUE DEUS TEM NA NORTE E A MORTE DA CARNE, OU SEJA A MORTE PARA O PEGADO.

Deixe um comentário »