Eu pego diariamente o metrô de São Paulo para ir trabalhar, e nesses anos que eu utilizo esse meio de transporte já ouvi algumas vezes o maquinário falar o seguinte comunicado: “Devido à presença de um usuário na via, os trens estão operando com velocidade reduzida e maior tempo de parada”, traduzindo, possivelmente alguém tentou o suicídio. Mas o mais chocante é a reação do povo dizendo “passa por cima”, “não precisa parar não que eu estou atrasado”, “menos um maluco no mundo” e por aí vai… Aí eu penso: Deus, por favor, tenha misericórdia de nós, pois o teus filhos e filhas não sabem o que falam.

Realmente esse tipo de atitude me entristece. Mesmo eu sendo um pecador que precisa aprender muito a amar as pessoas, fico decepcionado com essas atitudes. Imagina Deus, em sua grande misericórdia, o que será que Ele sente quando ouve isso? O pior é que as pessoas falam isso em voz alta, descaradamente. Não é tipo um pensamento ruim que você luta contra, pois todos estamos indo trabalhar aí o metrô para e ficamos todos amontoados passando calor dentro do vagão. É lógico que ninguém vai ficar feliz, mas ninguém pensa no próximo, só pensam em si, é egoísmo puro! E se foi algum acidente, e se uma criança caiu nos trilhos, e se essa criança fosse um filho seu? Mas dane-se o outro, né? Eu quero é logo ir para o trabalho!

O mais triste disso tudo é que na grande maioria das vezes não é acidente, são pessoas que realmente tentam o suicídio. Certa vez, há alguns anos, um homem se suicidou se jogando na frente do metrô e eu ouvi uma frase que nunca mais me esqueci. Um passageiro perto de mim disse: “Pô, o cara quer se suicidar beleza, mas vai fazer isso bem no horário de pico, bem na hora que estou indo para casa”? Fiquei indignado, estupefato, chocado com o que eu ouvi. Eu fiquei pensando: e se fosse um pai de família desesperado porque não consegue um emprego, ficou depressivo e a única solução que ele viu no momento do desespero foi se suicidar para não envergonhar seus filhos? E se fosse um usuário de drogas que não consegue se libertar, e a única alternativa que satanás colocou na mente dele foi o suicídio? Existem muitas pessoas desesperadas, aflitas, necessitando de ajuda, e nós só nos preocupando com o nosso bem estar, e nós só olhando para o nosso próprio umbigo. Misericórdia de nós Senhor!

Deus nos escolheu para sermos luz nesse mundo, nosso papel é fazermos que esses suicídios não ocorram, temos que levar uma mensagem de esperança para as pessoas, nosso chamado é para amarmos aqueles que não tem mais nenhum sentido para viver. Por isso eu oro para que Deus nos ensine a ter compaixão e nos livre do egoísmo.

“Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.” (Mateus 5:7)

Abraços, Rafael Paiva.

Categorias: Reflexões

Comente pelo Facebook »