Como de costume, em minhas férias, fui a um centro hemoterápico para doar sangue. No local de doação não enfrentei filas e fui atendido rapidamente A rapidez não foi por causa da eficiência do sistema de atendimento, mas porque havia bem poucos doadores. Isso me fez refletir sobre a falta solidariedade e consciência social da população em geral.

É muito comum vermos campanhas nos programas de televisão incentivando as pessoas a se tornarem doadoras, por isso acho lamentável que parte da população não seja solicito para suprir a demanda de doadores, principalmente em períodos de feriados prolongados, que é quando aumenta o número de acidentes em função do elevado fluxo de carros em estradas. O que muita gente não sabe é que doar sangue tem muitas vantagens. Além de ajudar a salvar vidas, a doação de sangue trás uma melhora à saúde do doador. É uma excelente maneira de se livrar do excesso de ferro acumulado no nosso corpo, por exemplo. O excesso de ferro no corpo pode estimular a formação de radicais livres, que são responsáveis por causar danos às células e tecidos corporais. Além disso, estudos têm mostrado que doar sangue regularmente pode ser benéfico para o coração e para o sistema circulatório, e ainda pode reduzir o risco de doenças cardíacas, especialmente entre os jovens.

Ao escrever este texto me lembrei e dei muita risada de um vídeo de um conterrâneo que vi na internet. http://www.youtube.com/watch?v=4bKZPEr9UVM

A agulha nem é tão grossa. Eu doo sangue há mais de anos e não tenho nenhuma reclamação a respeito de dor. Para os mais esfomeados é servido lanche após a retirada de sangue.

Diante disso eu faço uma pergunta: e nós, os que professamos a fé cristã, que participação temos nesse contexto? Nunca vi um pastor ou líder de departamento incentivando esse tipo de atitude. Eu não sei qual departamento da igreja deveria ser o responsável por este compromisso de incentivar a doação, mas seja qual for, esta é uma questão que não pode ser deixada de lado. Temos que agir e demonstrar que realmente nos importamos com o próximo, doando sangue e incentivando as pessoas a fazerem o mesmo. Pois, doar sangue também pode ser uma boa forma de sinalizar o Reino. Não perca tempo, vá até um ponto de coleta e doe seu sangue. Um dia você também pode vir a precisar do sangue de alguém.

Categorias: Reflexões

Comente pelo Facebook »