Quando escrevo um texto sempre me vem alguma ideia em mente. É incrível um pensamento unido à papel e caneta, desdobra-se fluentemente. Ultimamente não estou tendo muitas ideias. Hoje resolvi escrever mesmo sem ideia.

Tempo depois de escrever o parágrafo acima, fiquei refletindo sobre minha capacidade de concentração. Tenho esquecido coisas básicas. Esses dias fui guardar meus óculos de sol e acabei guardando-os no estojo dos óculos de leitura; depois fui pegar os óculos de leitura e levei um susto com as lentes escuras –“mas que estranho!”. Enfim, coisas bobas esquecidas por minha falta de atenção.

O próprio povo de Israel desviava sua atenção dos mandamentos e sacrifícios. Quando Jesus foi ao Getsêmani para orar (Mt 26:36-45) disse para os discípulos esperarem-no e, quando voltou, encontrou-os dormindo. Em Lucas 24:13-33 lemos o relato de uma pequena viagem após a crucificação e morte de Cristo, no qual dois homens estão conversando sobre o ocorrido e, de repente, Jesus aparece a eles e começa a conversar. Ambos estavam tão focados na conversa e desatentos para as demais coisas que mal reconheceram seu Mestre.

Sabe, quantas vezes eu já adormeci orando a noite? Quantas vezes já me desviei da vida que Deus me propõe e pequei? Quantas vezes Cristo estava ao meu lado, apoiando-me, e não percebi??

Em muitas ocasiões eu estava orando, lendo a Bíblia, e lembrava de algo que tinha para fazer, ou pensava no dia que passou, ou nos problemas, e desviava minha atenção da oração. É como se você estivesse conversando comigo e, do nada, eu trocasse de assunto e começasse a falar sozinha… Não faz sentido. Você não iria gostar da minha atitude. E quer ver só? Antigo testamento: Gênesis 5 : “A descendência de Adão”. Tenta ler esse capítulo sem pensar em outra coisa! Pois é.

Com Deus também conversamos, não face à face, mas conversamos através da oração. Tenho certeza que Ele quer toda nossa atenção, quer que vivamos de acordo com Sua Palavra, que não nos desviemos nem para a direita nem para a esquerda do caminho que Ele prepara para cada um.

A palavra é clara: “Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.”(Apocalipse 3:3b). Não fique desatento! Atenção é preciso sim, e muita! Atentar ao que Deus ensina, à Sua volta, ao pecado que bate à porta, e tantas outras coisas.  Vigiar e orar. Ouvir e pensar. Mas principalmente, PRATICAR.

Categorias: Reflexões

Comente pelo Facebook »