Há cerca de duas semanas, um de nossos leitores (Tiago) fez um total de sete perguntas aos membros do MassaCrente (algumas desafiadoras), que, por sinal, deixou-os mais ativos! Primeiro quero agradecer ao Tiago que expôs as suas dúvidas sem ter vergonha delas! ‘Segundamente’, quero desafiar cada um de vocês para fazer o mesmo com qualquer um na sua comunidade cristã: pergunte; descubra; questione; procure saber aquilo sobre o qual você tem dúvida. Isso é louvável! Mas lembre-se, nenhum ser humano tem resposta para tudo! Bem, vamos lá!

Resolvi responder a duas perguntas, que de certa forma se encaixam! Vamos a primeira.

“No livro de Gênesis Cap. 1:3 “Deus disse: Haja luz; e houve luz” no primeiro dia, mas o sol e as estrelas foram criados somente no quarto dia. “E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. Gênesis 1:16-19. Como isso é possível? Como havia luz no primeiro dia se o sol e as estrelas foram criados no quarto dia?”

Bem Tiago, essa é relativamente “fácil”. Temos que primeiro ter em mente que não existia nada, NADA! Nem a Terra era redonda. “No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. Gênesis 1:1-2.

A primeira pergunta que eu fiz quando eu me converti foi Da onde que Deus tirou tudo isso que é mostrado na Criação? A resposta é: Ele Criou. Simples assim. Fez tudo aquilo que conhecemos hoje. O que persiste é que o ser humano (e me incluo nisso) é muito limitado para entender esse Deus Criador e o seu processo de Criação. Pode parecer irracional, mas temos que observar que do nada Ele fez tudo. O que fazemos hoje é só modificar matéria, não a criamos.

E sobre a Luz, poderia dizer que provém do próprio Deus, que simplesmente deixou fluir ela sobre a sua mais nova criação, não necessitando de astros ou estrelas de luzes frias.

Próxima!!!

Isaac Newton era cristão protestante e elaborou a teoria da relatividade para poder explicar como Deus pode criar o mundo em 7 dias. Em suma a teoria de Newton afirma que o tempo é relativo no universo, uma vez que o tempo é determina pala rotação da terra em torno dela mesma e entorno do sol. Como a rotação dos planetas são diferentes o tempo também é. Em Gênesis 1:14 Deus disse “Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.” Portanto podemos entender que ainda não havia a contagem do tempo segundo o tempo da terra. Podemos concluir então que até o quarto dia, quando foi criado o tempo cronológico poderia ter se passado milhões de anos, assim como sugere a teoria evolucionista? Podemos dizer então que Deus criou o mundo através do evolucionismo?

Só uma correção: a Teoria da Relatividade é atribuída a Einstein, que fez um estudo BEM mais aprofundado do que Newton em cima da sua descoberta sobre a gravidade.

Bem, Essa vai ser uma resposta meio científica, meio teológica! Primeiro vamos dividir em duas perguntas: “O tempo na criação era Relativo ou Cronológico?” e “O que o Evolucionismo incita no Criacionismo?”, pode ser?

O tempo na criação percebe-se que é Relativo para o ser humano, afinal como tu mesmo mencionou não havia astros para assim poder ser contado ou determinado. Outra coisa é o que a Bíblia nos diz quanto a isso: “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.” 2 Pedro 3:8.

Para piorar a situação pode-se dizer sobre o simbolismo que também é encontrado na Palavra: o número 7; os 144 mil; a Santa Ceia; entre outras coisas. Estudiosos podem comprovar que esses mil anos aí descritos são também simbólicos. O interessante é que Deus criou e “separou” essa criação em 7 dias (6 de trabalho e 1 de descanso) para nos ensinar sobre algumas coisas, pois se Ele quisesse teria criado tudo num piscar de olhos :D. Ou seja, o tempo da criação era o tempo previsto por Deus, porque nenhum homem no mundo consegue dizer quanto tempo levou.

Vamos ver se podemos dizer que Deus criou o mundo através do Evolucionismo, mas primeiro vamos definir essa teoria (Brasil Escola me ajudou nessa ;p):

“Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção. A partir daí, concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico em que fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a ideia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver.”

O Evolucionismo é comprovado cientificamente: animais evoluem, plantas evoluem e o ser humano não podia ficar de fora. Vamos fazer alguns cálculos: A terra, segundo pesquisas científicas, tem a idade de 4,54 mil milhões de anos. Um ser racional sabe que nesse meio tempo ocorreram milhares e milhares de eventos (terremotos, secas, Era Glacial, etc.), e o ser humano se adaptou ao meio em que viveu assim como qualquer outro animal irracional (aulas de história, biologia e geografia podem explicar tudo isso, só não acredita naquela coisa da evolução do macaco, tá? :D).

Todos os animais evoluíram para se adaptar ao ambiente em que viviam, mesmo depois de terem sidos criados por Deus para aquele local. A temperatura mudava, a comida acabava e a adaptação começava. Esse é o caminho do evolucionismo que segue hoje ainda.

Mas a resposta é não, Deus não criou o Universo através dessa teoria. Ele criou a vida. Ela não evolui de algum lugar, mas simplesmente fez com que existisse. O tempo que demorou para dar vida a cada animal ou porque Ele usou do “Relativismo Humano”, isso não posso te responder por que não sei (esse é um dos questionamentos que vou fazer para Ele quando chegar lá no Céu).

Resumindo: Deus é a Luz que criou a vida no tempo que deveria! (Isso seria uma resposta vaga que satisfaz muita gente, mas que não deixa de ser verdade).

Era isso! Ufa. Parabenizo quem aguento essa aula de História Biológica Evolucionista Criacionista Cristã instigada pelo Tiago. Qualquer dúvida os comentários estão abertos! E lembre-se, faça perguntas! Mas cuidado para não virar um Fariseu e querer questionar Deus, ok?

O Próximo post vai aprofundar um pouco mais sobre o assunto!

Fiquem na Paz!                          Gustavo Woerner

 

Categorias: Reflexões

Comente pelo Facebook »